terça-feira, 30 de outubro de 2007

Hayes - Instalação e Purga de travão

Instalação: Se a bike ou suspensão usam sistema IS (International Standard) para fixação da pinça teremos de usar o adaptador fornecido pela Hayes. Se o quadro/suspensão usar o sistema "post mount" deve-se colocar a pinça do travão directamente (não usando nenhum adaptador).

1- (cima) Fixação da pinça no adaptador2- (meio) Parafuso de purga3- (baixo )Fixação do adaptador na suspensão/quadroCom os parafusos (1) ligeiramente soltos e com o rotor já devidamente instalado no cubo. Deixe os parafusos (1), aperte a manete várias vezes e use um elástico forte para manter a manete apertada.Altura para verificar o alinhamento das pastilhas com o rotor. Deverá ajustar a pinça e tentar que fique centrado, por fim apertar os parafusos (1).
Retirar o elástico e verificar se a roda gira livremente. Quando se aperta a manete o contacto das pastilhas no rotor deve acontecer de forma a que toda a supoerficie da pastilha toque ao mesmo tempo no rotor. Se tal não acontece é porque não temos a pinça bem centrada ao "eixo" do rotor.NOTA: utilizar uma folha de papel branco pode facilitar a visualização. Purgar o sistemaRetire a roda.Este travão usa oleo do tipo DOT 3 ou 4. Nunca usar oleo mineral neste sistema.Começa-mos por colocar a manete em posição vertical de modo a que a que o oleo flua livremente desde a pinça até ao parafuso de purga na manete.

Parafuso de purga na manete. Desaperte-o e se necessário re-ajuste a manete certificando-se que está está realmente na vertical. A purga da manete deverá ser o ponto mais alto de todo o sistema.Nota: Nos Hayes El Camino o parafuso de purga na manete encontra-se no ponto mais alto do sistema podendo não haver necessidade de rodar a manete.
Remova o parafuso de purga da manete e insira o adaptador próprio. Arranje um recipiente para onde firam os restos de oleo.Lembre-se de proteger todas as partes evolventes pois o oleo DOT ataca a pintura, borrachas e até a pele.

Remover as pastilhas. Não é necessária qualquer ferramenta.Remover as pastilhas é importante, pois por mais cuidado que se tenha poderá haver sempre derrame de oleo e não queremos inutilizar as pastilhas.

Depois de remover as pastilhas, vamos empurrar cada cilindro para a posição mais aberta, com isto os pistões ficam recolhidos ao máximo para dentro do corpo da pinça. Esta tarefa pode ser feito com a ajuda de uma chave.

Encontre o parafuso de purga na pinça (ver a primeira imagem).Remova a capa protectora de borracha e aperte o tubo de forma justa.Encha a seringa (ou outro recipiente identico) com o oleo e ligue-lhe o tubo que previamente tinha sido encaixado na pinça. Certifique-se que estão bem fixos para evitar fugas de oleo ou entrada de ar para o sistema.Nota: Se a ligação dos tubos não lhe ínspira confiança use abraçadeiras plásticas para auxiliar a fixação do tubo.Desenrosque o parafuso de purga 1/4 de volta. Pressione a seringa lentamente por apróximadamente 5 segundos e vejo o oleo a entrar para a pinça.Provavelmente irá necessitar de re-encher a seringa com mais oleo. Aperte o parafuso de purga e encha a seringa. Repita o inicio do processo.Repita este processo as vezes necessárias até verificar que o oleo que sai junto á manete não apresenta bolhas de ar.Nota: Com o cabo de uma chave poderá dar ligeiros toques ao longo do tubo, deste modo fará com que as pequenas bolhas de ar subam mais rapidamente ao longo do sistema.
Quando verificar que o sistema se encontra a 100% (sem bolhas de ar e a cor do oleo uniforme), aperte o parafuso da purga na pinça.Coloque o pequeno parafuso na manete e aperte-o. Limpe todas as areas circundantes com alcool ou anti gordurante. Instale as pastilhas na pinça e monte a roda.Teste a manete. Nas primeiras bombadas a manete irá encostar ao punho, mas ao fim de 5 ou 6 bombadas deverá ficar normal. Isto devesse ao facto de as pastilhas demorarem um pouco a voltar á posição de funcionamento. ( Lembram-se de termos forcado cada cilindro a mover-se para a posição mais aberta ? ).A manete não deverá ficar esponjosa quando é apertado com força.Verificar se existem fugas de oleo nos parafusos de purga (manete e pinça).











1 comentário:

Unknown disse...

Fantástico!
Mto obrigado pela ajuda!

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